domingo, 6 de outubro de 2013

You wanna live fancy? Live in a big mansion? Party in France? You better work bitch


Para entrar no clima:


See me comin'
You can hear my sound



Começo esse post me explicando e pedindo licença,sou fã da Sofia ,ela é uma das minhas preferidas,portanto, minha opinião é bem influenciada pela minha preferência e talvez eu tenha ficado imune aos tais defeitos do filme ,que ouvi muita gente comentar.

A verdade é eu adorei Bling Ring.Ainda não revi o filme,mas acho que mesmo depois de revê-lo vou continuar adorando.Mas,continuo com Virgens Suicidas e Encontros e Desencontros como meus preferidos da Coppolinha. Bling apesar dos acertos e inovações,não é tão denso quanto Virgens e Desencontros,faltam nele alguns detalhes que deram substância  aos melhores filmes dela.Apesar dessas falhas,Bling é um ótimo filme,expressivo e honesto.


Agora,vamos aos fatos.O filme começa mostrando Marc,inseguro e deslocado na nova escola,  entrando na conversa da sua nova BFF Rebecca.Os dois compartilham os mesmos gostos pelo mundo das celebridades e das grifes,além da vida meio vazia e  das famílias ausentes. Rebecca vê em Marc o parceiro ideal para os seus planos.

Eles começam a roubar pertences em carros abertos e gastar tudo o que conseguem em festas e roupas. Marc se sente feliz com a nova amiga,apesar de não se sentir muito confortável,durante os roubos,ao contrário de Becca,que mostra nenhum vestígio de medo ou consciência moral.Ela apresenta Marc a seu grupo de amigas,Nicki ,Sam e Chloe.O grupo tem como  hobby acompanhar a vida das celebridades,invejam o lifestyle dos astros e sonham com a vida de luxo das celebs.O plano de furtar a casa de Paris Hilton surge em uma conversa entre Marc e Becca,que confirmam na internet o endereço e as viagens de Hilton.

O-M-G!


Logo, o grupo vai à sua própria versão da Disney.A casa de Paris é mostrada com muito humor e exagero,as almofadas com fotos da loira e o closet interminável são deliciosos de se ver.Os ladrões de luxo encontram tudo o que queriam,muita grife pra ostentar e um acesso fácil a esse parque de diversões.As cenas dos roubos e das baladas ,onde eles iam para mostrar aos amigos ,sem a menor cerimônia, os artigos roubados são algumas das mais interessantes do filme.

Sofia se priva de julgar os jovens e os mostra como eles são,fúteis,meio vazios e inseguros.O filme não procura passar lições de moral ou qualquer coisa parecida.A maneira livre com que o comportamento deles é mostrado deixa pra nós o papel de formar uma opinião sobre a conduta e as motivações dos garotos.Nesse ponto,Sofia repete ,sensivelmente, o retrato da juventude e seus problemas,que nem em Virgens,onde as irmãs Lisbon nos são apresentadas sem condenações .

Essa é uma das maiores qualidades da filmografia de Coppola,ela consegue exibir as nuances do mundo dos jovens e do seu deslocamento,com uma distância suficiente para não quebrar a fragilidade inerente ao que é mostrado ali.As conversas ,aparentemente, sem conteúdo,as músicas,as cenas ágeis e coloridas são a melhores tintas para pintar a figura e o background daqueles meninos.


Call me the bubbler,I am the bad bitch

Outro acerto maravilhoso do filme são as escolhas de elenco.Emma Watson  e a novata Katie Chang brilham na tela,as suas personagens são as mais controversas, cheias de ótimas tiradas.Os  trejeitos afetados e ar de futilidade das duas compõem,lindamente,as personagens.Israel Broussard ,também se destaca,fazendo de Marc o ponto de equilíbrio do grupo,ele é o único a ter lampejos de sentimentalismo,o que Israel soube trabalhar muito bem.

I'm a firm believer in karma

O minutos finais do filme,com descoberta dos roubos e a prisão deles são basicamente imagéticos,exceto,pelas cenas de Nicki no julgamento,sua entrevista e a narração de Marc.Essa sequência final é interessantíssima,além de engraçada,vemos a satisfação do grupo com a fama alcançada e as reações deturpadas das famílias ,rendendo ótimas cenas e deixando pra gente a reflexão sobre aquele mundo artificial  e fascinante .

Bling apesar de ser um filme sobre história de adolescentes,é o filme mais adulto de Sofia,há nele um traço irônico e novo,que talvez tenha desagradado os que esperavam um filme mais parecido com os anteriores,que não eram infantis,mas talvez menos incisivos na temática.Pra mim ,só resta esperar o próximo filme da moça,que venha com a delicadeza e a graça de Bling e me faça amar ainda  mais  o bom e velho cinema.

Quem curtiu também pode gostar de:










4 comentários:

  1. Amiga Manuuuuuuu

    Estou aqui para prestigiar seu blog, que está um luxo. Estava na hora mesmo de você se render a essa paixão e decidir escrever sobre cinema.

    Não li o post todo, porque notei "spoilers" à vista (ainda não assisti Bling Ring), mas assim que assistir volto aqui e comento.

    Saudades de tu!

    Parabéns pelo projeto! Vou ficar lhe acompanhando...

    Beijos do amigo,

    Leonardo Freitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léozito mi amor!que honra te ver aqui,o post não tem spoilers não hahaha eu sei que muita gente não viu ainda então evito coisas que entreguem o filme,o que tem aí não influi nas surpresas...que bom que tu gostou,tou escrevendo a próx que é sobre um filme lindo que tu tem que ver,o Frances Ha,amei te ver aqui,comenta sempre pra eu saber se esse negócio tá prestando hahaha bjãoooooooo honey

      Excluir
  2. Ainda não vi The Bling Ring, apesar de todas as pessoas no mundo aparentemente tenham visto! Tua crítica me deu mais vontade de conferir. Aliás, eu só vi Encontros e Desencontros, gostei bastante, e queria saber se você viu Somewhere. O que achou? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê,que honra te ter aqui!eu vi Somewhere sim,eu gostei dele,não é tão bem amarrado como Bling Ring,mas tb é um filme bom,ele deixa as coisas um pouco mais em aberto,mas tem cenas fofas e tudo mais,se tu gostou de Encontros é capaz de gostar dele tb,eu te indicaria.
      Logo logo vou publicar um post sobre um filme muito fofo,esse tu tem que ver pra mandar boas vibes pra Elis,é o Frances Ha,vi no fds e amei,logo sai o meu pitaco.Prazer te ver aqui,volta sempre!bjão

      Excluir

Quem é lindo,comenta aqui!