quarta-feira, 23 de outubro de 2013

I'm going to kill myself tomorrow

I'm taking the cure
So I can be quiet wherever I want


Calma gente,este post não é uma carta suicida.É uma carta de amor,para o Wes Anderson,para agradecer por ter feito uma das minhas sequências preferidas ever!Pra começar,a sequência vem de um filme,que pra mim,não tem defeito,os Excêntricos Tenembaums,amo tudo que tem nele,esqueço até da mediocridade da Gwyneth Paltrow,tamanho o meu amor pelos Tenenbaums.Essa sequência não poderia ter sido estilizada e editada de maneira mais apropriada.Então, pra vocês entenderem o que eu vou falar,vejam a lindeza:



É muito amor!Obrigada Wes Anderson,obrigada por escolher o delícia do Luke Wilson pra encarnar o Ritchie,ninguém mais se sairia tão bem,o misto de melancolia e doçura  dele é o tempero certo para Richie,o mais passional dos Tenembauns.

Se acalmem,juro que vou tentar não entregar muito do filme,para não estragar a leitura dos vacilões que ainda não assistiram,ok?Os que ainda não viram,por favor misturem meia dose de vergonha na cara e juízo,e tratem ver um dos melhores filmes do diretor mais original e estiloso da atualidade.Porque não dá pra falar do Wes sem falar de estilo,ao contrário do que muita gente pode pensar,o estilo dele não tem haver com moda,muito pelo contrário,Wes  foge das imposições do mercado e cria filmes muito característicos e cheios de autenticidade.

Insisto em falar do estilo porque ele é crucial para dar o tom certo para cada cena.Ao acompanharmos a tentativa de suicídio de Richie somos levados por esse mundo meio expressionista que Wes criou.Os tons de azul do banheiro,previamente pensados para ambientar o desolamento do personagem,nos remetem ao imaginário americano,onde os 'blues' são sinônimo de dor e tristeza.



I can't beat myself


É no meio desse blue todo que Richie se despede da vida, do seu passado de prodígio fracassado e do seu coração partido.A mudança visual,a perda da barba e dos longos cabelos do tenista são o concretização do seu despojamento da vida,da vontade de deixar tudo pra trás.Uma das melhores coisas de já ter visto o filme ,várias vezes, é que a cada nova visão consigo reparar em mais detalhes,nos pequenos detalhes  em que Wes se esmera para compor o clima do filme. A música escolhida,nesse caso, uma das melhores escolhas de trilha em sua filmografia,é parte vital do filme.A música tem uma tensão crescente,aliada a uma letra sombria que dão o tom trágico e intimista que o roteiro pede.

So leave me alone

You ought to be proud that I'm getting good marks



Além disso,o ritmo e a edição são muito certeiros,montam um passo-a-passo que provoca uma aflição na gente.Não sei dizer quantas vezes já vi o filme,mas sempre que vejo,me comovo com essa sequência.Não só porque Richie é um dos meus personagens preferidos na película,mas também,pela maestria com que ela foi projetada,nada é gratuito em um filme do Wes,ele é obcecado por composições perfeitas e milimétricas,o que nesse caso funciona lindamente,porque ao invés de deixar o filme engessado,serve pra trabalhar cada aspecto que chegará ao espectador.

Portanto,se você já viu o filme,vale rever pra observar melhor a arte envolvida em cada tomada dele,quem ainda não viu,corra pra ver e preste atenção em tudo,Tenembauns é um mosaico,cheio de pedacinhos,cada um com um encaixe certo,cheio de nuances a serem apreciadas.Prometo um post inteirinho sobre o filme,que vai ser longo e derramado,porque pra mim,Wes é um gênio,é  diretor,é arquiteto,visionário como ele só,consegue sempre me surpreender e me apaixonar.É isso mesmo gente,amo o Wes e ele ainda não sabe,por enquanto fica só entre nós,deal?Conto com vocês, e  desejo um bom filme,pra quem se contagiou com a minha paixonite.Quem quiser,tá convidado a escrever sobre filme e me mandar o pitaco,tá bem?Pode ser por email ou nos comentários mesmo,vocês é que mandam!Até a próxima mes amours.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem é lindo,comenta aqui!