sexta-feira, 7 de março de 2014

What it feels like for a girl - Parte 1

Cecília Lisbon, a caçula das Virgens Suicidas, e a sua sabedoria de mulher.

Oi gente!Aproveitando a onda do pseudo dia da mulher,resolvi satisfazer duas vontades minhas,falar sobre a condição feminina no cinema e fazer a primeira lista de filmes aqui do Cinemamour.

Bom,como  já cantou o maravilhoso James Brown,vivemos em um mundo de homens,e o mundo do cinema,infelizmente,ainda não foge muito desse padrão,apesar de vermos uma crescente ampliação do número de diretoras mulheres e dos filmes com uma visão  menos estereotipada sobre o mundo feminino.

Eu,particularmente,adoro filmes com esse enfoque mais real sobre o que é ser mulher,principalmente porque conheço bem as nuances,as sutilezas,as dores e as delícias(valeu Caetano!) que envolvem o universo do mulheril e além disso,considero uma tarefa difícil transpor um tema tão complexo e rico pra tela.Tanto o é, que são raros os filmes que conseguem essa proeza,e os poucos que a conseguem merecem nossa admiração e portanto,escolhi alguns dos meus preferidos pra indicar pra vocês hoje.Vamos os indicados:


1)Virgens Suicidas- Sofia Coppola


    


Baseado no livro de Jeffrey Eugenides,o filme de estreia de Sofia Coppola é uma pérola,alguns atribuem a qualidade do filme à sorte de principiante de Sofia e ao ar cool do filme,mas eu vejo de outra forma.Pra mim,um dos maiores trunfos de Sofia foi retratar,de forma fiel e tangível,várias das faces do feminino,em Virgens  vemos o aprisionamento,a beleza,o mistério e a transgressão intrínsecos às vidas de qualquer garota.A repressão vivida pelas irmãs Lisbon não é estranha a nenhuma mulher,nem à própria Sofia que cresceu encarcerada em Hollywood,e colocou muito de si no filme,inclusive no roteiro que ela mesma adaptou.Nessa adaptação do roteiro há um trecho especial,em poucas palavras ele diz muito do que há pra ser dito,aí vai:
'Soubemos como dói o vento do inverno entrando por debaixo da saia, como é sofrido manter os joelhos juntos na sala de aula, e como é monótono e irritante ter que pular corda enquanto os meninos jogam beisebol. Nunca conseguimos entender por que as meninas faziam questão de ser maduras, nem por que sentiam tanta necessidade de elogiar umas às outras, mas às vezes, depois de um de nós ter lido em voz alta um longo trecho do diário, tínhamos que combater o desejo de nos abraçar ou de dizer uns aos outros como éramos bonitos. sentimos o aprisionamento que é ser garota, e como isso torna a mente ativa e sonhadora, e como a gente acaba sabendo quais cores combinam entre si. (…) Soubemos, afinal, que as garotas são na realidade mulheres disfarçadas que compreendem o amor e até mesmo a morte..."


2)Caramelo-Nadine Labaki




Mais um filme de mulher pra mulher.A libanesa Nadine Labaki dirige o bem humorado Caramelo,ambientado num salão de beleza em Beirute,o filme expõe muitos conflitos e dilemas femininos de forma leve e bonita.Cheio de belas imagens e metáforas,o filme é um dos obrigatórios no quesito feminilidade.Anseios e  problemas comuns ao cotidiano da mulher são mostrados de uma maneira ao mesmo tempo doce e pungente.Os contrastes entre o Oriente e o Ocidente são bem marcados no filme e rendem ótimas reflexões.O carisma do filme é tanto,que ele foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008 e persiste como o filme libanês mais divulgado até hoje.       


3)Coisas que você pode dizer só de olhar para ela-Rodrigo García


 


Aqui a prova de que alguns homens podem sim,pelo menos tentar,entender de mulher.Rodrigo García,ultra talentoso e sensível(também né?filho do Gabo...),diretor de cenas inesquecíveis em algumas das minha séries preferidas, A Sete Palmos e Em Tratamento,conta,em capítulos,histórias difíceis,cheias de solidão  e ternura.Com um elenco de atrizes extraordinárias,ele conduz as tramas de maneira íntima e envolvente.É lindo de ver o enquadro que Rodrigo dá para cada caso,ele mostra de perto,mas ao mesmo tempo dá espaço para as conclusões e dúvidas do expectador.Ao final do filme nos indagamos sobre aquelas mulheres,sobre suas motivações e personalidades.O título longo faz jus ao espírito do filme e dá uma ideia justa do que encontramos nele.Ao ver Coisas passamos a reparar, a investigar as tais coisas que Rodrigo nos propõe,é um filme delicado e certeiro como poucos,vejam com cuidado.


Por hoje,é só pessoal!Paro por aqui com a primeira parte da lista e volto no próximo post com mais filmes e mais feminices,aguardem as próximas cenas.Hasta la vista,babies!







2 comentários:

  1. Lindo post! E, aproveitando, parabéns pra essa autora do blog q é uma das mulheres mais lindas e queridas que conheço! =** Manu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babão!!!Sempre marcando presença o meu Xera favorito!bjjjjjjj

      Excluir

Quem é lindo,comenta aqui!